SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/AidsA dor psíquica na trajetória de vida do paciente fibromiálgico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ALVES, Railda Fernandes et al. Qualidade de vida em pacientes oncológicos na assistência em casas de apoio. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 39-54. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo investigar a qualidade de vida em pessoas com câncer que buscam assistência em casas de apoio. A amostra foi composta por mulheres (82,5%) e homens (17,5%), (N=57). A metodologia foi quanti-qualitativa. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, a escala de qualidade de vida geral EORTC QLC- 30 e uma entrevista em profundidade. As maiores incidências foram para os cânceres de mama 50%, e o de colo do útero 12,5%. A qualidade de vida foi verificada como positiva. O apoio foi relatado como fundamental para atravessar a fase crítica da doença e a reabilitação, melhorando a qualidade de vida. O câncer foi relacionado à morte e o diagnóstico implica abalo emocional para o doente e sua família. A quimioterapia traz sofrimento físico e psíquico.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Oncologia; Casa de apoio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )