SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Qualidade de vida em pacientes oncológicos na assistência em casas de apoioPrevalência e fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos de Porto Alegre/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MILANI, Rute Grossi; OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de; SANTOS, Vilma Rodrigues  e  PAULUK, Irineu Miguel. A dor psíquica na trajetória de vida do paciente fibromiálgico. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 55-66. ISSN 1413-0394.

A fibromialgia é uma síndrome crônica, não inflamatória caracterizada por dores musculoesqueléticas difusas e pela presença de pontos dolorosos em determinadas regiões do corpo "Tender Points". Seu diagnóstico é clínico, não havendo alterações laboratoriais específicas. O enfoque deste trabalho é compreender o sofrimento psíquico de um grupo de mulheres portadoras de fibromialgia; descrevendo a abrangência dos sintomas gerados pela síndrome e caracterizando a dor psíquica que permeia o processo de aceitação da doença. Trata-se de um estudo qualitativo, em que participaram 10 mulheres portadoras de fibromialgia, com idade variando entre 21 e 65 anos de idade. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. Verificou-se que a trajetória de vida do paciente fibromiálgico é marcada por muita dor, física e psíquica, e que, além do tratamento medicamentoso, ele necessita apoio psicológico a fim de desenvolver seus recursos adaptativos.

Palavras-chave : Fibromialgia; Dor; Sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )