SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38-39The psychological suffering in the lifepath of a fybromialgic patientPrevalence of drug use among students from a private university from southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MELO, Sheila Caroline Hnediuk de  and  SCHERMANN, Lígia Braun. Prevalência e fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos de Porto Alegre/RS. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 67-80. ISSN 1413-0394.

Estudo analítico transversal com objetivo de verificar a prevalência e os fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos cujos bebês menores de dez meses nasceram em Porto Alegre/RS, no ano de 2009. Foram entrevistadas 430 mães adolescentes em seus domicílios. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS 18 for Windows através de estatística descritiva e analítica. A prevalência de dificuldade no cuidado do bebê foi de 43,7%. Bebês do sexo masculino, com idade mais avançada, que apresentavam mais choro e cólica e mais dificuldade para se alimentar e para dormir foram percebidos por suas mães como mais difíceis de serem cuidados. A identificação precoce, pelos profissionais da saúde, de fatores de risco no cuidado de mães adolescentes com seus bebês pode contribuir para a prevenção de dificuldades interacionais mãe-bebê e do desenvolvimento da criança.

Keywords : Gravidez na adolescência; Cuidado do lactente; Cuidado da criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )