SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39A dor psíquica na trajetória de vida do paciente fibromiálgicoPrevalência do uso de drogas entre acadêmicos de uma universidade particular do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MELO, Sheila Caroline Hnediuk de  e  SCHERMANN, Lígia Braun. Prevalência e fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos de Porto Alegre/RS. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 67-80. ISSN 1413-0394.

Estudo analítico transversal com objetivo de verificar a prevalência e os fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos cujos bebês menores de dez meses nasceram em Porto Alegre/RS, no ano de 2009. Foram entrevistadas 430 mães adolescentes em seus domicílios. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS 18 for Windows através de estatística descritiva e analítica. A prevalência de dificuldade no cuidado do bebê foi de 43,7%. Bebês do sexo masculino, com idade mais avançada, que apresentavam mais choro e cólica e mais dificuldade para se alimentar e para dormir foram percebidos por suas mães como mais difíceis de serem cuidados. A identificação precoce, pelos profissionais da saúde, de fatores de risco no cuidado de mães adolescentes com seus bebês pode contribuir para a prevenção de dificuldades interacionais mãe-bebê e do desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Cuidado do lactente; Cuidado da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )