SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Prevalência e fatores associados à dificuldade no cuidado do bebê em mães adolescentes de 14 a 16 anos de Porto Alegre/RSO impacto da depressão materna nos problemas internalizantes de pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MEDEIROS, Sandra Braga de et al. Prevalência do uso de drogas entre acadêmicos de uma universidade particular do sul do Brasil. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 81-93. ISSN 1413-0394.

O objetivo do estudo foi investigar a prevalência e motivos do uso de álcool, tabaco e outras drogas por acadêmicos. A amostra foi composta por 560 estudantes, entre 17 e 74 anos (M = 31,16, DP = 11,10). As substâncias com maior prevalência de uso na vida foram álcool e tabaco. Dentre as drogas ilícitas, a maconha, as anfetaminas e a cocaína ou o crack foram as mais relatadas. O uso de álcool na vida foi mais prevalente em homens do que em mulheres, considerando os últimos três meses. Quanto aos motivos para o uso das substâncias psicoativas, os mais relatados foram diversão ou prazer, curiosidade e alívio de tensão psicológica. Cerca de 90% dos participantes se mostraram receptivos à implementação de um serviço de prevenção ao uso de drogas na universidade avaliada. Os resultados sugerem a necessidade do desenvolvimento de prevenções específicas ao uso de drogas no meio acadêmico.

Palavras-chave : Uso de drogas; Prevalência; Universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )