SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Prevalência do uso de drogas entre acadêmicos de uma universidade particular do sul do BrasilGuarda judicial de netos: tempo e dinheiro nas interações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ALVARENGA, Patrícia; OLIVEIRA, João Marcos de  e  LINS, Taiane. O impacto da depressão materna nos problemas internalizantes de pré-escolares. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 94-108. ISSN 1413-0394.

Este estudo comparou a frequência de queixas de ansiedade, depressão, retraimento, reatividade emocional e sintomas somáticos em filhos de mães com indicadores de depressão, com a frequência das mesmas queixas em filhos de mães sem indicadores de depressão, avaliados pela escala de problemas internalizantes do CBCL-1½-5. Participaram do estudo 25 mães de meninos no 36° mês de vida, divididas em dois grupos: grupo com indicadores de depressão e grupo sem indicadores de depressão. As mães responderam individualmente ao BDI e ao CBCL-1½-5. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos no total de problemas internalizantes e mais especificamente na síndrome de reatividade emocional, ambas com maiores escores no grupo de filhos de mães com indicadores de depressão. Discute-se a relevância de algumas dimensões do temperamento infantil e de mecanismos de transmissão genética para o entendimento das relações entre depressão materna e problemas internalizantes em pré-escolares.

Palavras-chave : Depressão materna; Problemas internalizantes; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )