SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39O impacto da depressão materna nos problemas internalizantes de pré-escolaresBurnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

CARDOSO, Vanessa Silva  y  COSTA, Liana Fortunato. Guarda judicial de netos: tempo e dinheiro nas interações familiares. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 109-123. ISSN 1413-0394.

O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo de analisar as mudanças nas relações familiares provenientes da guarda judicial dos netos, em disputa com seus filhos. Nesse texto, enfatizam-se as questões sobre tempo e dinheiro e suas influências sobre essas relações. Para a construção dos dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e visita domiciliar. Seis famílias participaram da pesquisa, em um contexto de avaliação psicossocial em uma Vara de Família de uma grande capital. Os resultados apontam que os processos que envolvem avós como requerentes da guarda de um neto, mantêm de forma velada conflitos familiares e a sentença judicial não necessariamente trará resolução. Compreende-se que a guarda judicial de netos envolve muitos paradoxos com relação ao tempo e ao dinheiro. A guarda de netos pode ainda se constituir em um desafio de adaptação para o idoso em função de seu momento no ciclo de vida.

Palabras clave : Idoso; Família; Guarda judicial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )