SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Guarda judicial de netos: tempo e dinheiro nas interações familiaresExpectativas e experiências da maternidade na gestação a termo e na gestação pré-termo: estudo comparativo com auxílio de Técnica Projetiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

FOGACA, Monalisa de Cássia et al. Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 124-131. ISSN 1413-0394.

Durante a formação, estudantes são constantemente expostos a estressores que, se persistentes, podem ocasionar a Síndrome de Burnout (SB). Considerando a importância dessa demanda, este estudo teve como objetivo identificar diferenças nas dimensões da SB em relação ao ano e turno em estudantes de Psicologia. Para tanto, foi conduzido um estudo transversal com 282 alunos, do 1º ao 5º ano, do curso de Psicologia de uma universidade particular paulistana, matriculados nos períodos diurno e noturno. Aplicou-se o Maslach Burnout Inventory - Student Survey [MBI-SS] e os dados foram avaliados por meio do Teste de Mann-Whitney. Os resultados não indicaram diferenças estatísticas quanto aos períodos (diurno ou noturno). Levando em consideração o ano do curso, entretanto, verificou-se que alunos do 5º ano - diferentemente dos alunos do 1º ao 4º anos - apresentaram diferenças estatísticas significantes (p ≤ 0,02), relacionadas à: exaustão emocional; descrença e ineficácia profissional. Discute-se, assim, a importância de intervenções voltadas ao estudante de psicologia, ao longo de sua formação, no que diz respeito à sua saúde mental.

Palabras clave : Burnout; Estudante; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )