SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintesGênero e escolaridade: estudo através do miniexame do estado mental (MEEM) em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PRATA, Alcimeri Kühl Amaral Veiga  e  BARROS, Izabella Paiva Monteiro de. Expectativas e experiências da maternidade na gestação a termo e na gestação pré-termo: estudo comparativo com auxílio de Técnica Projetiva. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp.132-152. ISSN 1413-0394.

A maternidade é uma das mais complexas conquistas da vida de uma mulher, entretanto, esta conquista nem sempre se dá de forma tranquila. Imprevistos podem acontecer no decorrer deste processo. Com o intuito de aprofundar o estudo acerca dos possíveis efeitos da prematuridade na relação mãe e filho, esta pesquisa procurou investigar, tanto retrospectivamente como na vivência atual, a experiência de mães cujos filhos nasceram a termo comparativamente às mães que tiveram seus bebês prematuramente. Utilizou-se de um referencial psicanalítico para análise dos dados coletados por meio de entrevistas e aplicação de pranchas do Teste de Apercepção Temática (TAT). A partir da interpretação e análise dos dados, foi possível perceber que as principais diferenças entre mães que tiveram seu filho prematuramente e mães que tiveram uma gestação a termo, dizem respeito às questões relacionadas aos temores e fantasias durante a gestação e não só em decorrência do nascimento prematuro.

Palavras-chave : Prematuridade; Maternidade; Teste de Apercepção Temática (TAT).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )