SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintesGênero e escolaridade: estudo através do miniexame do estado mental (MEEM) em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PRATA, Alcimeri Kühl Amaral Veiga  e  BARROS, Izabella Paiva Monteiro de. Expectativas e experiências da maternidade na gestação a termo e na gestação pré-termo: estudo comparativo com auxílio de Técnica Projetiva. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 132-152. ISSN 1413-0394.

A maternidade é uma das mais complexas conquistas da vida de uma mulher, entretanto, esta conquista nem sempre se dá de forma tranquila. Imprevistos podem acontecer no decorrer deste processo. Com o intuito de aprofundar o estudo acerca dos possíveis efeitos da prematuridade na relação mãe e filho, esta pesquisa procurou investigar, tanto retrospectivamente como na vivência atual, a experiência de mães cujos filhos nasceram a termo comparativamente às mães que tiveram seus bebês prematuramente. Utilizou-se de um referencial psicanalítico para análise dos dados coletados por meio de entrevistas e aplicação de pranchas do Teste de Apercepção Temática (TAT). A partir da interpretação e análise dos dados, foi possível perceber que as principais diferenças entre mães que tiveram seu filho prematuramente e mães que tiveram uma gestação a termo, dizem respeito às questões relacionadas aos temores e fantasias durante a gestação e não só em decorrência do nascimento prematuro.

Palavras-chave : Prematuridade; Maternidade; Teste de Apercepção Temática (TAT).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )