SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Expectativas e experiências da maternidade na gestação a termo e na gestação pré-termo: estudo comparativo com auxílio de Técnica ProjetivaContribuições da avaliação psicológica ao porte de arma: uma revisão de estudos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ARGIMON, Irani I. de Lima et al. Gênero e escolaridade: estudo através do miniexame do estado mental (MEEM) em idosos. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 153-161. ISSN 1413-0394.

O envelhecimento populacional é uma preocupação mundial e exige medidas de prevenção de saúde a serem adotadas com a maior brevidade possível. Esse processo é, muitas vezes, acompanhado pelo declínio das habilidades cognitivas, como a memória e as funções executivas. O objetivo do presente estudo é analisar se existem diferenças no desempenho cognitivo de idosos, avaliado através do Miniexame do Estado Mental (MEEM), em relação ao sexo e escolaridade. O delineamento é quantitativo transversal com 488 idosos de ambos os sexos. Os resultados sugerem que idosos do sexo masculino apresentaram escores maiores no MEEM. Além disso, aqueles participantes com mais anos de escolaridade evidenciaram uma pontuação mais elevada no MEEM. Ressalta-se a importância de estudos acerca das variáveis que interferem no desempenho cognitivo em idosos, bem como o diagnóstico precoce desta problemática a fim de proporcionar a esta população estratégias de tratamento eficazes.

Palavras-chave : MEEM; Idosos; Declínio cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )