SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Contribuições da avaliação psicológica ao porte de arma: uma revisão de estudos brasileirosCaracterísticas do treinamento em Entrevista Motivacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PEIXOTO, Maria Celina Lima  e  OLIVEIRA, Débora Passos de. Da reminiscência platônica à construção em análise: um estudo sobre a memória freudiana. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 173-185. ISSN 1413-0394.

O objetivo do presente trabalho consiste em investigar o caráter inventivo da memória freudiana. Para Platão, a memória é pensada a partir de dois tempos, o da inscrição do traço e o de sua reminiscência, a relação que o traço mantém com a percepção é, desde então, problematizada. O filósofo grego, com o intuito de preservar uma memória inteligível, distancia-a de sua conexão com a realidade sensível. Em Freud, a memória dirige-se, fundamentalmente, à percepção. Contudo, a memória freudiana tampouco pode ser pensada como um depósito de experiências outrora vivenciadas, existe, deste modo, um deslocamento do traço mnêmico no que se refere à realidade material. Este distanciamento é devido ao caráter de atualidade da memória freudiana. Logo, se, por um lado, em Platão a memória inteligível é uma evasão do tempo mundano, por outro, em Freud, trata-se de uma causalidade retroativa que, no trabalho de construção, rearranja a dimensão temporal.

Palavras-chave : Filosofia platônica; Memória; Construção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )