SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38-39From the platonic reminiscence to the analytics construction: a study about the Freudian memoryThe elderly in long-stay institutions: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SOUZA, Fernanda Pasquoto de et al. Características do treinamento em Entrevista Motivacional. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 186-195. ISSN 1413-0394.

A Entrevista Motivacional (EM) foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar as pessoas a realizarem mudanças de comportamento maladaptativo. Atualmente, uma ampla variedade de profissionais tem sido treinada para utilizar efetivamente a EM na prática clínica. Este artigo buscou, através de uma revisão assistemática de literatura, conhecer os treinamentos em EM oferecidos para profissionais da área da saúde. Os estudos foram identificados através de busca computadorizada de artigos em diversas bases de dados, cobrindo o período de 2000 a 2012. Foi encontrado um total de30 estudos e desses, 19 foram incluídos nessa revisão. Os resultados indicaram que os treinamentos de EM através de workshops podem facilitar o uso proficiente das estratégias oferecidas aos diferentes profissionais da área da saúde. Os elementos mais comumente abordados nos treinamentos foram o espírito e as habilidades básicas da EM, assim como reconhecer e reforçar a conversa sobre mudança e acompanhar a resistência.

Keywords : Entrevista Motivacional; Treinamento; Profissionais de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )