SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38-39Characteristics of the training in Motivational InterviewingMaternity and career: challenges forward to reconciliation of roles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BENTES, Ana Cláudia de Oliveira; PEDROSO, Janari da Silva  and  MACIEL, Carlos Alberto Batista. O idoso nas instituições de longa permanência: uma revisão bibliográfica. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 196-205. ISSN 1413-0394.

Este artigo aborda a temática do idoso nas Instituições de Longa Permanência, em face do envelhecimento bem-sucedido e da qualidade de vida. A revisão bibliográfica contempla os artigos entre o período 2006 a 2012 e um artigo de 2001. Consultaram-se as bases de dados da biblioteca virtual em saúde - União Latino-Americana de Entidades de Psicologia-Brasil. A análise identificou duas áreas temáticas de concentração dessas produções: a do idoso institucionalizado e a da família no processo de institucionalização do idoso dependente. Os resultados da revisão indicam que a institucionalização do idoso é uma questão de extenso debate, uma vez que as Instituições de Longa Permanência, por um lado, têm a função de proteger e cuidar; por outro, estabelecem uma adaptação do idoso construída em sentimentos de lembranças e de perdas ao romper com elos familiares e sociais.

Keywords : Idoso; Institucionalização; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )