SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39O idoso nas instituições de longa permanência: uma revisão bibliográficaOficinas terapêuticas em um Centro de Atenção Psicossocial: álcool e drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BELTRAME, Greyce Rocha  e  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Maternidade e carreira: desafios frente à conciliação de papéis. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 206-217. ISSN 1413-0394.

Este artigo apresenta uma revisão de literatura a respeito de dois temas vivenciados por muitas mulheres, a maternidade e a carreira. Reflete-se o que a entrada e consolidação da mulher no mercado do trabalho trouxe de implicações à maternidade. Aprofunda-se o tema com discussão de pesquisas que abordam maternidade e carreira, buscando apresentar os sentimentos, dificuldades e estratégias das mulheres que optam por trabalhar e ser mãe. Diferentes estudos apontam que conciliar maternidade e carreira é vivenciado como um conflito para a mulher atual, pelas novas demandas que lhe são apresentadas em função da necessidade/opção de muitas em transitar pelo espaço público e o privado.

Palavras-chave : Maternidade; Carreira; Conciliação de papéis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )