SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Maternidade e carreira: desafios frente à conciliação de papéisAtividades de extensão em oficinas sobre situações de risco psicossocial e violência com usuários de um serviço de saúde mental: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Luiz Gustavo Silva  e  PINHEIRO, Luciene Bittencourt. Oficinas terapêuticas em um Centro de Atenção Psicossocial: álcool e drogas. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 218-227. ISSN 1413-0394.

São descritas Oficinas Terapêuticas conduzidas por psicólogos em um Centro de Atenção Psicossocial - álcool e drogas, direcionadas a adultos de ambos os sexos, usuários de álcool e/ou outras drogas. Seus objetivos principais eram proporcionar espaços de expressão, construção e transformação subjetiva. Aborda-se especialmente um encontro de uma "Oficina de Poesia". Como metodologia, a Oficina incluiu: leitura de uma poesia junto com os usuários, apreensão de seus significados, abertura de espaços de expressão nos quais os usuários, indagados pelos psicólogos, relacionavam as palavras e versos lidos a suas experiências de vida. Sete usuários participaram do encontro relatado. Falaram sobre experiências diversas: usar droga para poder se expressar; sentir-se solitário; sentir-se insatisfeito consigo mesmo; sentir a necessidade do apoio da família e dos profissionais do CAPSad. As falas dos usuários foram pontuadas por intervenções dos psicólogos. A discussão ressalta que as Oficinas são condizentes com diretrizes clínicas e políticas da Reforma Psiquiátrica.

Palavras-chave : Droga (dependência); Redução de danos; Centro de atenção psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )