SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Oficinas terapêuticas em um Centro de Atenção Psicossocial: álcool e drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ROCHA, Tiago Humberto Rodrigues; SOARES, Jéssica Bezerra  e  FREITAS, Lívia Mazza de. Atividades de extensão em oficinas sobre situações de risco psicossocial e violência com usuários de um serviço de saúde mental: relato de experiência. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 228-239. ISSN 1413-0394.

A reforma psiquiátrica almeja quebrar a hegemonia das terapias medicamentosas, com a introdução de outras formas de tratamento que não busquem somente controlar o comportamento do sujeito. Corroborando isso, o presente trabalho discorre acerca de um Projeto de Extensão Universitária, em que foram propostas oficinas de produção de trabalhos artísticos visando propiciar momentos de acolhimento e de compreensão de conflitos relacionados à violência, através da expressão da subjetividade por diversos meios, em um trabalho conjunto entre acadêmicos e usuários do serviço. Além de promover a oportunidade de aprendizagem prática para os acadêmicos. Como resultado, percebemos por meio da análise do discurso, que os participantes puderam problematizar e compartilhar os diferentes tipos de violência sofrida e praticada, além de auxiliarem uns aos outros no manejo das consequências deixadas pelas agressões (físicas, psicológicas e morais) ocorridas. Já os acadêmicos puderam vivenciar os conflitos e problemáticas relacionados ao cotidiano do doente mental.

Palavras-chave : Saúde mental; Violência; Oficinas terapêuticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )