SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40O bebê imaginário e o bebê real no contexto da prematuridade: do nascimento ao 3º mês após a alta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CAMERINI, Graciela Grandi. À frente da vida: os recém-nascidos prematuros e seus pais. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 7-13. ISSN 1413-0394.

Atualmente, os bebês nascidos prematuramente sobrevivem apesar de ter muito pouco peso. Há algumas décadas atrás o problema dos neonatologistas era o que poderiam fazer por bebês pesando 1500 g., agora seu problema é o que poderão fazer pelos bebês que pesam 600-700 g. Recentemente, o progresso da tecnologia aplicada à medicina e, especificamente, em relação aos cuidados especiais neonatais reduziu significativamente a mortalidade nesta fase. Recém-nascidos cada vez menores sobrevivem graças a estes avanços e ao equipamento altamente especializado dedicados a eles. A situação de nascimento pré-termo, a separação precoce do vínculo mãe-filho e internação prolongada de bebês causam um grande impacto emocional nos pais. Por este motivo é que, desde a criação do centro de Neonatal tratamento intensivo para o sanatório no. 3 de CASMU (Uruguai), o psicólogo faz parte da equipe interdisciplinar que presta assistência aos recém-nascidos pré-termo e suas famílias. Será enfatizado o impacto sobre o vínculo mãe-bebê prematuro como justificativa da necessidade de uma licença maternidade especial para estas mães.

Palavras-chave : Prematuros; Pais; Licença especial.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )