SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40À frente da vida: os recém-nascidos prematuros e seus paisPerdas e ganhos: compreendendo as repercussões psicológicas do tratamento do câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FLECK, Adriana  e  PICCININI, César Augusto. O bebê imaginário e o bebê real no contexto da prematuridade: do nascimento ao 3º mês após a alta. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp.14-30. ISSN 1413-0394.

No contexto da prematuridade, o confronto entre o bebê imaginário e o bebê real pode ser bastante intenso. O objetivo deste estudo foi investigar as representações sobre o bebê imaginário e o bebê real prematuro, no pós-parto, na pré-alta e no 3º mês após a alta. Participaram quatro mães primíparas de bebês nascidos pré-termos. As mães foram entrevistadas e foi realizada uma análise qualitativa das respostas. Os resultados revelaram a intensificação do confronto entre o bebê imaginário e o bebê real. A elaboração da perda do bebê imaginário e o fortalecimento do vínculo com o filho apareceram, principalmente, no 3º mês após a alta, quando as mães revelaram estarem satisfeitas e orgulhosas com as características e desenvolvimento dos filhos. Dada a complexidade da prematuridade é importante que profissionais da saúde estejam disponíveis para ajudar no vinculo mãe-bebê.

Palavras-chave : Prematuridade; Bebê imaginário e real.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )