SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40O bebê imaginário e o bebê real no contexto da prematuridade: do nascimento ao 3º mês após a altaNova Lei Nacional de Adoção: revisitando as relações entre família e instituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTANA, Vanessa Souza  e  PERES, Rodrigo Sanches. Perdas e ganhos: compreendendo as repercussões psicológicas do tratamento do câncer de mama. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 31-42. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo analisar as repercussões psicológicas do tratamento do câncer de mama a partir dos relatos apresentados espontaneamente por mulheres acometidas pela doença durante as sessões de um grupo de apoio. Trata-se de um estudo qualitativo, com desenho metodológico documental e enfoque naturalístico, cujo corpus foi constituído por 18 sessões do referido grupo, nas quais estiveram presentes, no total, 93 mulheres. O critério de saturação foi adotado para a composição do corpus, sendo que o mesmo foi submetido à análise temática de conteúdo. Observou-se que, além de repercussões psicológicas negativas que refletem perdas associadas à esfera simbólica da feminilidade, o tratamento do câncer de mama pode também implicar em repercussões psicológicas positivas, passíveis de uma melhor compreensão a partir do recurso à noção de "crescimento pós-traumático". Novos estudos dedicados especificamente a esse assunto, contudo, são necessários.

Palavras-chave : Psico-oncologia; Neoplasias mamárias; Crescimento pós-traumático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )