SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Perdas e ganhos: compreendendo as repercussões psicológicas do tratamento do câncer de mamaSintomas e quadros psicopatológicos em supostas vítimas de abuso sexual: uma visão a partir da psicologia positiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, Milena Leite  e  ARPINI, Dorian Mônica. Nova Lei Nacional de Adoção: revisitando as relações entre família e instituição. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 43-57. ISSN 1413-0394.

Este estudo de caráter qualitativo foi realizado com psicólogos e assistentes sociais que trabalham em instituições de acolhimento institucional em uma cidade do RS. Foram realizadas entrevistas com o objetivo de compreender o impacto da nova Lei Nacional de Adoção para a prática institucional com foco na relação família e instituição. Utilizou-se o método de análise de conteúdo para compreensão dos dados obtidos. Os resultados evidenciam mudanças no contexto das instituições e em suas relações com a família, no entanto se identifica que, para superar práticas historicamente construídas, é necessário superar visões estigmatizantes ainda presentes neste universo. Nas considerações finais, destaca-se a importância de novos estudos para ampliar os horizontes de trabalho no contexto das famílias em dificuldades que demandam a ação do Estado.

Palavras-chave : Família; Abrigo; Leis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )