SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40New National Adoption Law: reviewing relationship between families and youthPerceptions and practices of health professionals in psychosomatic of the Cacoal and Nova Brasilândia/RO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SILVA, Doralúcia Gil da; GAVA, Lara Lages  and  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Sintomas e quadros psicopatológicos em supostas vítimas de abuso sexual: uma visão a partir da psicologia positiva. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 58-73. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve por objetivo discutir a ausência de sintomas e quadros psicopatológicos em supostas vítimas de abuso sexual infantil, enfatizando o enfrentamento positivo deste tipo de violência. Para tanto, foram analisados 927 laudos do Departamento Médico-Legal do Rio Grande do Sul resultantes de perícias psiquiátricas e psicológicas. Observou-se a presença de sintomas e quadros psicopatológicos tanto nos laudos que apontavam evidências de ocorrência de abuso sexual como nos documentos sem evidências; assim como casos que apontavam a probabilidade de abuso, mas não apresentavam sintomatologia, indicando não haver uma relação direta entre estas variáveis. Aponta-se a necessidade de, na avaliação dos casos, considerar os recursos pessoais das vítimas, as estratégias de coping adaptativas, os fatores de proteção e os processos resilientes que contribuem para um desenvolvimento saudável.

Keywords : Abuso sexual; Enfrentamento positivo; Sintomatologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )