SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Symptomatology and psychopathology in children and adolescents victims of alleged sexual abuse: from a positive's psychology perspectiveThe Psychosocial Care Centers (CAPS): structuration, interdisciplinary and intersetoriality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ASSIS, Cleber Lizardo de et al. Percepções e práticas sobre psicossomática em profissionais de saúde de Cacoal e Nova Brasilândia/RO. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 74-86. ISSN 1413-0394.

Objetiva-se estudar as percepções e práticas sobre psicossomática em profissionais de saúde de Cacoal e Nova Brasilândia/RO. A amostra foi composta de 08 profissionais de saúde, pesquisa qualitativa, coleta de dados em entrevistas semiestruturadas e tratadas por Análise de Conteúdo, a partir das categorias: Relação corpo-mente, Formação e Conhecimento em psicossomática; e Prática e Tratamento em Psicossomática. Os profissionais relataram reconhecer uma complexa interação entre mente/psíquico e corpo, com relativo conhecimento sobre a temática psicossomática, citando as principais afecções ocorrentes em sua prática, no entanto, nota-se pouca interação profissional na perspectiva da interdisciplinaridade, predominando os encaminhamentos. Houve nos profissionais de saúde um certo conhecimento sobre a interação mente-corpo, inclusive levantando as doenças decorrentes do mal funcionamento desse processo, mas não existe na prática profissional um diálogo e interação de forma interdisciplinar, prevalecendo o encaminhamento ao psicólogo, que pode contribuir de forma estratégica para essa possível articulação na abordagem do fenômeno psicossomático.

Keywords : Doenças psicossomáticas; Relação mente-morpo; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )