SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): estruturação, interdisciplinaridade e intersetorialidadeVivências familiares de pacientes com reinternação psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ARGIMON, Irani I. de Lima et al. A intensidade da depressão e a internação de alcoolistas. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 102-110. ISSN 1413-0394.

A existência de associação entre depressão e adição ao álcool encontra base em subsídios teóricos, clínicos e epidemiológicos. Este estudo teve como objetivo verificar se existe associação entre regime de atendimento e intensidade da depressão em indivíduos alcoolistas. O Inventário de Depressão de Beck - BDI foi administrado a 239 dependentes de álcool, estando 110 destes em atendimento ambulatorial e 129 internados, sendo testados os últimos após sete dias de abstinência. O resultado do qui-quadrado e da regressão logística foram significativos, demonstrando a presença de associação entre as variáveis. Os resultados reforçam a hipótese de que a coocorrência de sintomas depressivos e de dependência acelera a trajetória para a internação, embora comprovem apenas um efeito probabilístico para o fato do alcoolista estar internado, já que a própria hospitalização pode agravar sintomas depressivos. Salienta-se a importância de a depressão ser um foco terapêutico no tratamento de alcoolistas.

Palavras-chave : Alcoolismo; Depressão; Pacientes internados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )