SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Vivências familiares de pacientes com reinternação psiquiátricaPerfil e nível de resiliência dos cuidadores informais de idosos com Alzheimer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BRASIL, Katia Tarouquella Rodrigues; BARCELOS, Maria Angélica Rodrigues de; ARRAIS, Alessandra da Rocha  e  CARDENAS, Carmen Jansen de. A clínica do envelhecimento: desafios e reflexões para prática psicológica com idosos. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 120-133. ISSN 1413-0394.

A presente investigação buscou identificar características e especificidades que permeiam o trabalho psicoterápico com mulheres idosas, de modo a evidenciar os desafios dessa clínica, tanto do ponto de vista teórico, quanto epistemológico. Realizou-se uma pesquisa de campo, de cunho exploratório, por meio do método clínico-qualitativo. As doze sessões psicoterápicas realizaram-se no Centro de Formação de Psicologia Aplicada da Universidade Católica de Brasília, com oito mulheres com idades entre 61 e 71 anos, sendo todos os encontros gravados em áudio. A análise de conteúdo dos relatos das participantes levou à construção de quatro categorias: identidade do sujeito e identidade de grupo, sexualidade e somato-psíquica. Os resultados indicaram um fortalecimento da identidade a partir da sustentação do grupo, a sexualidade se revelou amortecida e associada a risco e a ausência de prazer, a desestabilização somática expressa a relação dessas mulheres com seu corpo, consigo mesmas e com o mundo a sua volta.

Palavras-chave : Envelhecimento; Clínica; Psicoterapia; Grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )