SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40The clinic of aging: challenges and considerations for psychological practice with elderlyThe challenge of becoming a mother of multiple babies: reflections on the process of children's singling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

LOPES, Sandra Ribeiro de Almeida  and  MASSINELLI, Carolina de João. Perfil e nível de resiliência dos cuidadores informais de idosos com Alzheimer. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 134-145. ISSN 1413-0394.

Os objetivos do estudo foram identificar o perfil dos cuidadores de idosos com Alzheimer e o nível de resiliência. Foram realizadas entrevistas e aplicação da Escala de Resiliência com 10 cuidadores informais. A maioria dos cuidadores era de mulheres, a idade média do doente era de 84 anos, o tempo médio de diagnóstico era de 03 anos. Sete cuidadores eram casados, escolaridade entre os níveis superior e médio completos. Seis entrevistados contavam com a ajuda de ao menos uma pessoa. Metade dos idosos permanecia parte do dia no centro de convivência. Os cuidadores apresentaram nível de resiliência alto. Negligenciavam cuidados com a própria saúde e não pensavam na possibilidade de institucionalização do idoso. Concluiu-se que, receber a ajuda de pessoas, manter atividades de interesse pessoal, além de contar com um local que ofereça assistência profissional são fatores que contribuem para o melhor enfrentamento da situação pelo cuidador.

Keywords : Cuidador; Doença de Alzheimer; Resiliência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )