SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Profile and level of resilience of informal caregivers of elderly people with Alzheimer'sCognitive-behavioral therapy of obesity: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

PASSOS, Maria Consuêlo; FONSECA, Célia Maria Souto Maior de Souza  and  LIMA, Albenise de Oliveira. O desafio de se tornar mãe de múltiplos bebês: reflexões sobre o processo de singularização dos filhos. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 146-158. ISSN 1413-0394.

Este trabalho discute a relação da mãe com múltiplos bebês concebidos por reprodução assistida, levando em conta suas dificuldades de atender simultaneamente as necessidades primárias deles. Aborda esse contexto, observando alguns impasses relativos à busca feita pelos pais por essa modalidade de procriação e a sua repercussão no nascimento, acolhimento e cuidados com os bebês. Em seguida, discute o processo de tornar-se mãe de vários bebês e as condições necessárias para que estes amadureçam. Por fim, ressalta os distintos aspectos que devem ser levados em conta quando se trata da singularização da mãe com cada um dos filhos, de modo que a mesma tenha a possibilidade de diferenciar cada criança, ponto central no processo de subjetivação. Trata-se de estudo teórico, baseado na concepção de Winnicott sobre a relação mãe-bebê e, especificamente, da preocupação materna primária, da continuidade do existir, da ilusão e desilusão, entre outros.

Keywords : Nascimentos múltiplos; Relação mãe-bebê; Reprodução assistida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )