SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Perfil e nível de resiliência dos cuidadores informais de idosos com AlzheimerTerapia cognitivo-comportamental da obesidade: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PASSOS, Maria Consuêlo; FONSECA, Célia Maria Souto Maior de Souza  e  LIMA, Albenise de Oliveira. O desafio de se tornar mãe de múltiplos bebês: reflexões sobre o processo de singularização dos filhos. Aletheia [online]. 2013, n.40, pp. 146-158. ISSN 1413-0394.

Este trabalho discute a relação da mãe com múltiplos bebês concebidos por reprodução assistida, levando em conta suas dificuldades de atender simultaneamente as necessidades primárias deles. Aborda esse contexto, observando alguns impasses relativos à busca feita pelos pais por essa modalidade de procriação e a sua repercussão no nascimento, acolhimento e cuidados com os bebês. Em seguida, discute o processo de tornar-se mãe de vários bebês e as condições necessárias para que estes amadureçam. Por fim, ressalta os distintos aspectos que devem ser levados em conta quando se trata da singularização da mãe com cada um dos filhos, de modo que a mesma tenha a possibilidade de diferenciar cada criança, ponto central no processo de subjetivação. Trata-se de estudo teórico, baseado na concepção de Winnicott sobre a relação mãe-bebê e, especificamente, da preocupação materna primária, da continuidade do existir, da ilusão e desilusão, entre outros.

Palavras-chave : Nascimentos múltiplos; Relação mãe-bebê; Reprodução assistida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )