SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Desafios profissionais no campo da saúde no sistema prisional: dilemas na interface entre a saúde e a segurançaFatores de risco para mortalidade infantil em Palmas/TO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

DORNELLES, Aline Dias  y  ANTON, Márcia Camaratta. A percepção dos profissionais da saúde acerca da atenção ao sobrepeso e à obesidade infantil no Sistema Único de Saúde (SUS). Aletheia [online]. 2013, n.41, pp. 53-66. ISSN 1413-0394.

O aumento da incidência de doenças crônicas tem despertado a mobilização de gestores e profissionais da saúde que buscam estratégias para melhor atender a essa demanda tão expressiva. A obesidade infantil destaca-se por representar um fator de risco importante para outros agravos em saúde. Este estudo buscou investigar a percepção dos profissionais da saúde com relação à assistência aos usuários com sobrepeso e obesidade infantil no Sistema Único de Saúde - SUS. Participaram desse estudo sete profissionais da saúde atuantes nos diferentes níveis de atenção do SUS. Uma entrevista estruturada e a Análise de Conteúdo foram, respectivamente, utilizadas como método de coleta e análise de dados. Os resultados apontam estrangulamentos no sistema de saúde, com déficits na comunicação e no referenciamento, que afetam diretamente na qualidade assistencial, fazendo com que a tomada de decisões seja baseada em critérios de gravidade, muitas vezes deixando esta população relativamente desassistida.

Palabras clave : Sobrepeso; Obesidade; SUS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License