SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Características de saúde mental de crianças e adolescentes vivendo com HIVida sexual de adolescentes escolares da rede pública de Porto Velho-RO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

NADER, Luiza et al. Consumo de álcool e tabaco em escolares da rede pública de Santarém-PA. Aletheia [online]. 2013, n.41, pp. 95-108. ISSN 1413-0394.

Objetivo: Investigar a prevalência de uso na vida e nos últimos 30 dias de álcool e tabaco e sua associação com características de escolares do oitavo ano da rede pública de Santarém-PA em 2010. Material e métodos: Estudo transversal com amostra representativa de 689 escolares, sendo os dados coletados em entrevista e analisados com regressão de Cox. Resultados: O uso na vida de tabaco foi de 12,1% e, destes, 36,1% consumiram nos últimos 30 dias. Houve associação entre uso na vida de cigarro e sexo masculino, consumo pelos pais e amigos, e experiência com álcool pelo jovem. O uso na vida de álcool foi de 40,7% e nos últimos 30 dias, 50,7%. Encontrou-se associação entre uso na vida de álcool e uso de tabaco na vida pelo jovem e consumo de álcool pelos pais. Conclusão: Os resultados apontam relação significativa entre consumo dessas substâncias pelos pais e pelos filhos.

Palavras-chave : Álcool; Tabaco; Saúde do adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License