SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue41Consumption of alcohol and tobacco in students of public schools of Santarém-PASelf-perception of learning difficulties in students of elementary and high school in a city in Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

VANZIN, Rafaela et al. Vida sexual de adolescentes escolares da rede pública de Porto Velho-RO. Aletheia [online]. 2013, n.41, pp. 109-120. ISSN 1413-0394.

Objetivo: Estudar a prevalência de início de vida sexual (IVS) e seus fatores associados em escolares do 8º ano da rede pública de Porto Velho-RO, em 2010. Material e métodos: estudo transversal com amostra representativa de 996 escolares analisada com teste T Student e regressão de Cox. Resultados: a prevalência de IVS foi 25,5%. O IVS associou-se com sexo, idade, prática de atividades físicas, consumo de álcool, tabaco e drogas, falta às aulas sem o conhecimento dos pais, sentimento de tristeza e planejamento suicida. Os jovens que referiram que seus pais os entendem, que sabem onde estão no seu tempo livre e sentem discriminação apresentaram menos início de vida sexual. Considerações finais: A escola deve discutir com seus alunos questões referentes à sexualidade e a estilos de vida saudáveis o mais precocemente possível, a fim de prepará-los para sua iniciação sexual e uma vida com mais qualidade.

Keywords : Adolescente; Comportamento sexual; Comportamento do adolescente; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License