SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Automedicação e comportamento entre adolescentes em uma cidade do Rio Grande do SulPerfil dos pacientes assistidos pela residência integrada em saúde: um olhar humanizado na assistência domiciliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

TIETZMANN, Daniela Cardoso et al. Prevalências de adesão à terapia antirretroviral e fatores associados em pacientes adultos de três centros urbanos do Sul do Brasil. Aletheia [online]. 2013, n.41, pp. 154-163. ISSN 1413-0394.

Objetivo: Conhecer a prevalência e os fatores associados à adesão a terapia antirretroviral (TARV) em pacientes adultos atendidos no Serviço de Assistência Especializada aos portadores do HIV/Aids de três municípios do RS. Método: Estudo de delineamento transversal com coleta de dados através de questionários de dados sociodemográficos e referente ao esquema de tratamento; auto relato de medicamentos tomados; avaliações de problemas relacionados ao álcool (AUDIT); de transtornos psiquiátricos menores (SRQ-20) e do estado clínico no momento da entrevista. Resultados: Foram entrevistados 453 pacientes dos quais 79,2% foram aderentes à TARV. Os homens apresentaram uma prevalência de adesão à TARV 37% maior em relação às mulheres. Os pacientes com estado clínico leve e moderado aderiram 18% mais do que os com estado clínico grave. Conclusões: As políticas de prevenção ao HIV/Aids devem considerar que a epidemia afeta homens e mulheres de forma heterogênea e que isto deve ser levado em conta para mobilizar, no paciente, o tratamento adequado.

Palavras-chave : Saúde coletiva; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Adesão; Antirretrovirais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License