SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Prevalências de adesão à terapia antirretroviral e fatores associados em pacientes adultos de três centros urbanos do Sul do BrasilAtendimento psicoeducativo em grupo para mulheres no pós-parto: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ANDERLE, Paula et al. Perfil dos pacientes assistidos pela residência integrada em saúde: um olhar humanizado na assistência domiciliar. Aletheia [online]. 2013, n.41, pp. 164-173. ISSN 1413-0394.

Este estudo visa identificar o perfil dos usuários que necessitam de assistência domiciliar por uma equipe de Estratégia de Saúde da Família. Estudo descritivo analítico, transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma região denominada área 26, na Unidade Básica de Saúde (UBS) União, Bairro Mathias Velho, Município de Canoas/RS. Participaram desta pesquisa 33 usuários incluídos no programa de assistência domiciliar. A média de idade foi de 68,9 anos; 55% dos participantes são do gênero feminino e 45% do masculino. Quanto às morbidades apresentadas, o maior índice (81,81%) foi a má adesão ao tratamento. Quando relacionada à hipertensão arterial sistêmica (HAS), verificou-se significância (p= 0,018), apontando que 59,3% dos pacientes com HAS tem dificuldade em aderir ao tratamento. Através destes resultados, foi possível uma intervenção multiprofissional voltada para a melhoria da qualidade de vida desses usuários de forma integral, resultando em maior adesão e aceitação ao tratamento.

Palavras-chave : Saúde pública; Atenção Primária à Saúde; Assistência domiciliar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License