SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Perfil dos pacientes assistidos pela residência integrada em saúde: um olhar humanizado na assistência domiciliar"Vamos conversar sobre seu filho?": relato de experiência de intervenção em grupo na comunidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

MELO-DE-AGUIAR, Aline; AGUIAR, Talita Maria Nunes de; SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia  y  MENDES, Deise Maria Leal Fernandes. Atendimento psicoeducativo em grupo para mulheres no pós-parto: relato de experiência. Aletheia [online]. 2013, n.41, pp. 174-184. ISSN 1413-0394.

Este relato de experiência tem por objetivo abordar uma metodologia de atendimento psicoeducativo em grupo para mulheres no pós-parto de bebês nascidos a termo e prematuros baseada na prática em psicologia clínica de duas das autoras. O atendimento em grupo de mães tem como bases teóricas a Psicologia Evolucionista (PE) e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A primeira fornece referencial conceitual para a compreensão do processo de desenvolvimento e do que é um bebê humano, e a segunda, a metodologia para o atendimento às mães. As mães relataram diminuição da ansiedade ao participarem dos grupos, bem como do sentimento de solidão por entenderem que suas angústias também aconteciam com outras mulheres. Esse é um estudo inicial, em que não foram aplicados instrumentos para uma avaliação mais objetiva da redução de ansiedade. Desse modo, estudos controlados precisam ser desenvolvidos para testar a validade da proposta de atendimento psicoeducativo no pós-parto.

Palabras clave : Pós-parto; Psicologia do desenvolvimento; Promoção em saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License