SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Percepções de psicólogos sobre os familiares durante o tratamento de dependentes químicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SILVA, Leonardo Machado da; CARVALHO, André Vicente Esteves de  y  GAUER, Gabriel José Chittó. Intervenções educacionais e psicológicas para psoríase: uma revisão sistemática. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 9-22. ISSN 1413-0394.

Introdução: Psoríase em placas é uma dermatose crônica que tem um impacto importante nas dimensões social e psicológica nos pacientes. Estudos anteriores sugeriram que intervenções educacionais e psicológicas podem ser efetivas no gerenciamento da psoríase. Objetivos: Examinar as intervenções educativas e psicológicas para psoríase em período de 20 anos (1992 a 2012). Método: revisão sistemática de literatura nas bases de dados: PubMed/Medline, PsycInfo (APA), ProQuest e Pepsic. Resultados: 1359 artigos foram primeiramente selecionados por busca computadorizada, dos quais 36 foram analisados por dois revisores. Sete (n=7) estudos foram posteriormente selecionados para análise detalhada, sendo um artigo (n=1) de intervenção educativa individual, dois (n=2) envolvendo intervenções psicológicas e quatro (n=4) programas de gerenciamento de sintomas. Conclusão: Embora a literatura aponte para um crescente número de estudos de intervenção para psoríase e variáveis psicológicas, são necessários estudos de maior rigor para ajudar os pacientes a lidar com a doença.

Palabras clave : Psoríase; Estresse; Intervenções.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License