SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Intervenções educacionais e psicológicas para psoríase: uma revisão sistemáticaCrenças, expectativas e padrão de consumo do álcool por mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

HERZOG, Alexandre  e  WENDLING, Maria Isabel. Percepções de psicólogos sobre os familiares durante o tratamento de dependentes químicos. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 23-38. ISSN 1413-0394.

As relações familiares têm uma grande influência na dependência química. Por isso, visando compreender como esse fenômeno afeta o contexto do tratamento da dependência química na região do Vale do Paranhana, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com psicólogos de um hospital geral e de três comunidades terapêuticas. Esse procedimento foi gravado, transcrito e analisado segundo o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados evidenciaram que para os psicólogos entrevistados a participação dos familiares é indispensável à recuperação dos dependentes químicos. No entanto, eles percebem a família como enferma, apresentando dificuldades de adesão ao tratamento, não conseguindo sustentar regras e combinações. Apesar disso, na visão deles, quando bem orientados os familiares conseguem restabelecer o vínculo com o dependente e colaborar mais efetivamente com o tratamento. Assim, deve-se focar mais a família, para que esta se aproprie do tema e que possa buscar ajuda, tornando o tratamento mais eficaz.

Palavras-chave : Relações familiares; Dependência química; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License