SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Beliefs and expectations standard of consumption of alcohol by womenAnalysis of personality of health professionals: a study testing Palográfico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

KARLINSKI, Luciane Patrícia Boratti  and  FRASSETTO, Silvana Soriano. A percepção de idosas acerca das crenças de autoeficácia e envelhecimento saudável. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 51-61. ISSN 1413-0394.

A presente pesquisa aborda o tema autoeficácia em idosas e o envelhecimento saudável. O objetivo foi verificar qual a percepção de idosas acerca das crenças de autoeficácia e envelhecimento saudável. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, onde foram entrevistadas 6 idosas, entre 70 a 80 anos, as quais responderam uma ficha com dados de identificação, dez questões de uma entrevista semiestruturada e também uma Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAEGP). A base teórica que embasou a pesquisa foi a Social Cognitiva de Albert Bandura. Os dados foram explorados através da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo as falas agregadas em unidades de sentido e categorizadas, valendo-se da interpretação e inferência. Os resultados apontaram que idosas com uma autoeficácia adequada possuem uma visão positiva do envelhecimento: não percebem limitações, são otimistas, resilientes e utilizam o enfrentamento através da religiosidade/espiritualidade, neste momento e ao longo do ciclo de suas vidas.

Keywords : Idosas; Autoeficácia; Envelhecimento saudável.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License