SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A percepção de idosas acerca das crenças de autoeficácia e envelhecimento saudávelAvaliação de sintomas depressivos e de fobia social em estudantes de graduação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SENDEN, Débora Alves et al. Análise da personalidade de profissionais da área da saúde: um estudo pelo teste Palográfico. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 62-70. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento do perfil de personalidade de profissionais de atendimento na área da saúde. A amostra foi composta por 83 profissionais de atendimento de uma prestadora de serviços médicos. O instrumento utilizado foi o Teste Palográfico. As características avaliadas foram: Autoestima, relacionamento interpessoal, produtividade, ritmo de trabalho, impulsividade e organização. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados apontam que estes profissionais expressam autoestima e relacionamento interpessoal normal, boa adaptação ao meio, respeito aos limites no convívio com os outros, rendimento de trabalho na média, adaptação adequada às tarefas que envolvem rotinas e organização regular. Os achados contribuem para a compreensão de aspectos da personalidade de profissionais de atendimento na área da saúde.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Seleção; Personalidade; Palográfico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License