SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Análise da personalidade de profissionais da área da saúde: um estudo pelo teste PalográficoIntervenção psicossocial em grupo de mulheres gestantes do Centro de Saúde da Mulher de Cacoal-RO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CECCONELLO, William Weber; BATISTELLA, Francieli; WAHL, Suzi Darli Zanchett  e  WAGNER, Marcia Fortes. Avaliação de sintomas depressivos e de fobia social em estudantes de graduação. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 71-81. ISSN 1413-0394.

A presença de transtornos mentais traz inúmeros prejuízos aos indivíduos. Dentre essas perturbações, destacam-se a Depressão e a Fobia Social (FS). Ambos interferem diretamente na vida social do ser humano e, considerando a constante necessidade de interagir com outras pessoas, torna-se relevante investigar a comorbidades das sintomatologias dos transtornos. Este é um estudo quantitativo, observacional. A amostra constituiu-se de 40 estudantes de ensino superior. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Ansiedade Social para adultos (CASO A-30) e Inventário de Depressão de Beck - BDI. Da amostra total, 67,5% (n=27) eram do sexo feminino e 32,5% (n=13) masculino, com média de idade de 25,9 anos (DP= 9,34). Os resultados evidenciaram que 62% (n=25) apresentaram sintomas de FS. Destes, 28% (n=7) apresentaram intensidade leve de sintomas depressivos e 20% (n=5) apresentaram intensidade moderada. Os dados obtidos sugerem que indivíduos com sintomas de FS apresentam comorbidade com sintomas depressivos.

Palavras-chave : Sintomas depressivos; Avaliação psicológica; Fobia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License