SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Evaluation of depressive and social phobia symptoms in undergraduate studentsCorrelational study of different profile of coping strategies according to personality traits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ASSIS, Cleber Lizardo de; BORGES, Bruna Angélica; SOUZA, Luana Sampaio  and  MENDES, Tatiane dos Santos P.. Intervenção psicossocial em grupo de mulheres gestantes do Centro de Saúde da Mulher de Cacoal-RO. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 82-91. ISSN 1413-0394.

Apresentam-se os resultados de uma Intervenção Psicossocial de curta duração, junto a um grupo de mulheres gestantes usuárias do Sistema público de saúde, na cidade de Cacoal-RO. Utilizando-se uma Intervenção Psicossocial, metodologia participativa e dinâmica, sobre temas: gravidez, autoestima, cuidados com o corpo, sexualidade; percebeu-se uma produção discursivo-subjetiva compreensiva e expressiva de sentimentos e experiências em torno da gravidez; percebeu-se, ainda, maior autoconfiança e disposição para o enfrentamento da realidade, com repercussões diretas na sua autoestima. A metodologia escolhida pode favorecer aos integrantes do grupo a condição de sujeitos portadores de saberes sobre suas condições de vida, onde o facilitador tem o papel de incentivador, sistematizador, de apoio reflexivo e de informação, favorecendo que o encontro alcance uma dimensão pedagógica e terapêutica. Finalmente, defende-se a viabilidade e efetividade da intervenção psicossocial em pequenos grupos, em espaços institucionais, como modalidade de prevenção, educação e promoção da saúde.

Keywords : Mulheres; Gestantes; Intervenção psicossocial; Grupos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License