SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Intervenção psicossocial em grupo de mulheres gestantes do Centro de Saúde da Mulher de Cacoal-ROMapeamento de competências administrativas e de gestão em uma fábrica de softwares no Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BERTAMONI, Tuani; EBERT, Guilherme  e  DORNELLES, Vinícius Guimarães. Estudo correlacional sobre diferentes perfis de estratégias de coping de acordo com os traços de personalidade. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 92-105. ISSN 1413-0394.

O conceito de coping é caracterizado pela forma na qual o sujeito lida com uma situação de estresse, e é notório que características de personalidade podem influenciar no padrão de manejo de problemas. Assim, o objetivo deste estudo foi de correlacionar perfis de personalidade e estratégias de coping. Participaram desta pesquisa 50 homens, com idade entre 18 e 50 anos. Foram aplicados os instrumentos: Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Os resultados encontrados foram de correlação direta para o traço de neuroticismo referente à estratégia de coping focado na emoção; também diante desta estratégia, foi encontrada correlação inversa com o traço de socialização. Correlacionaram-se positivamente os traços de socialização e realização com as estratégias focadas no problema e na busca pelo suporte social, além de correlação positiva entre o traço de extroversão e a busca pelo suporte social.

Palavras-chave : Teoria dos Cinco Grandes Fatores; Coping; Personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License