SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Correlational study of different profile of coping strategies according to personality traitsThe childlessness in contemporary times: a study with non-child women above 45 years old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

COBUCCI, Gabrielle; COELHO JUNIOR, Francisco Antonio  and  FAIAD, Cristiane. Mapeamento de competências administrativas e de gestão em uma fábrica de softwares no Distrito Federal. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 106-121. ISSN 1413-0394.

O presente trabalho, de natureza empírica, objetiva identificar, por meio da percepção de gestores de áreas-meio, competências de natureza administrativa e de gestão que são necessárias ao desempenho das atribuições de determinado cargo ou área. Quanto ao método, este estudo é de natureza qualitativa, e foi desenvolvido em uma Empresa do ramo de engenharia de sistemas, localizada em Brasília. Os dados foram coletados presencialmente, por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores administrativos de áreas tática e estratégica. Identificou-se um conjunto de competências associadas a conhecimentos e habilidades relacionados ao planejamento/execução do desempenho por área de trabalho. Como limitação, verificaram-se dificuldades, por parte dos dirigentes, em identificarem as competências. Sugere-se que a Organização implemente ações de capacitação, inclusive para seus gestores, no sentido de implementarem uma cultura de apoio e suporte ao desenvolvimento de competências.

Keywords : Competência profissional; Comportamento organizacional; Desempenho no trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License