SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Competence administrative and management mapping in a software factory situated in Distrito FederalService school of psychology: characteristics of children's and teens answered 2008 to 2012 in a private university of RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FIDELIS, Daiana Quadros  and  MOSMANN, Clarisse Pereira. A não maternidade na contemporaneidade: um estudo com mulheres sem filhos acima dos 45 anos. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 122-135. ISSN 1413-0394.

Na contemporaneidade, um número crescente de mulheres tem vivenciado a não maternidade, constituindo um fenômeno recente e ainda pouco estudado. Nesse contexto, este estudo investigou os motivos apontados por mulheres associados à vivência da não maternidade, as características desse processo e desdobramentos em suas vidas. Esta pesquisa teve âmbito exploratório e descritivo, com método de análise de dados qualitativo. Participaram cinco mulheres acima dos 45 anos, que declararam ter optado por não serem mães, com as quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo e os resultados apontam que a carreira profissional é indicada como principal motivo associado à vivência da não maternidade. Também se constatou como desdobramento desta escolha que essas mulheres sofrem pressões da sociedade, que culminam em ambivalência dos seus sentimentos. Destaca-se a característica de todas terem vivenciado relacionamentos amorosos conflituosos no percurso de suas vidas, por outro lado, elas declaram contar com expressiva rede social de apoio.

Keywords : Mulheres; Não maternidade; Carreira profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License