SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42The childlessness in contemporary times: a study with non-child women above 45 years oldThe identification that effect of the translation process of original seduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

VIVIAN, Aline Groff; TIMM, Janine Santos  and  SOUZA, Fernanda Pasquoto de. Serviço-escola de psicologia: caracterização da clientela infanto juvenil atendida de 2008 a 2012, em uma Universidade privada do RS. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 136-152. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi caracterizar a população de crianças e de adolescentes que buscaram atendimento psicológico em um serviço-escola da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Foram descritas características de 194 crianças e adolescentes atendidos no período de 2008 a 2012, incluindo as variáveis: sexo, idade, motivo de procura pelo serviço e tipo de atendimento recebido. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS versão 17.0. Verificou-se que a maioria das crianças estava na faixa etária entre 5 e 9 anos (45,9%), sendo a maior parte meninos (63,9%). A maioria das crianças (43,5%) apresentava motivos de busca relacionados a problemas de aprendizagem, sendo que 48,1% das crianças iniciaram atendimento e desistiram. A população atendida pela instituição apresenta características compatíveis com outros estudos realizados em clínicas-escolas. Pontua-se nesse estudo que a troca de terapeuta não influenciou para que o paciente desistisse do tratamento psicológico. Através dessa pesquisa, foi analisada a necessidade da informatização no banco de dados do serviço-escola e a melhoria no registro de informações.

Keywords : Serviço-escola; Crianças; Adolescentes; Atendimento psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License