SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A não maternidade na contemporaneidade: um estudo com mulheres sem filhos acima dos 45 anosA identificação como efeito do processo tradutivo da sedução originária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

VIVIAN, Aline Groff; TIMM, Janine Santos  e  SOUZA, Fernanda Pasquoto de. Serviço-escola de psicologia: caracterização da clientela infanto juvenil atendida de 2008 a 2012, em uma Universidade privada do RS. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 136-152. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi caracterizar a população de crianças e de adolescentes que buscaram atendimento psicológico em um serviço-escola da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Foram descritas características de 194 crianças e adolescentes atendidos no período de 2008 a 2012, incluindo as variáveis: sexo, idade, motivo de procura pelo serviço e tipo de atendimento recebido. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS versão 17.0. Verificou-se que a maioria das crianças estava na faixa etária entre 5 e 9 anos (45,9%), sendo a maior parte meninos (63,9%). A maioria das crianças (43,5%) apresentava motivos de busca relacionados a problemas de aprendizagem, sendo que 48,1% das crianças iniciaram atendimento e desistiram. A população atendida pela instituição apresenta características compatíveis com outros estudos realizados em clínicas-escolas. Pontua-se nesse estudo que a troca de terapeuta não influenciou para que o paciente desistisse do tratamento psicológico. Através dessa pesquisa, foi analisada a necessidade da informatização no banco de dados do serviço-escola e a melhoria no registro de informações.

Palavras-chave : Serviço-escola; Crianças; Adolescentes; Atendimento psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License