SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Serviço-escola de psicologia: caracterização da clientela infanto juvenil atendida de 2008 a 2012, em uma Universidade privada do RSFatores protetivos e de risco para o uso de crack e danos decorrentes de sua utilização: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PAULA, Marina Pinto de  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. A identificação como efeito do processo tradutivo da sedução originária. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 153-163. ISSN 1413-0394.

A proposta que se apresenta é uma leitura do conceito de identificação através da Teoria da Sedução Generalizada (TSG), de Jean Laplanche. Para tanto, faz-se um exame da obra de Freud no que tange a esse conceito. Com tal exame em mãos, a identificação, tal como Freud a propõe, é relida e proposta como um processo tradutivo das mensagens sexuais emitidas pelo adulto à criança. O objetivo do presente artigo é a relação da identificação freudiana com a Teoria da Sedução Generalizada de Laplanche, o que resulta em ver a identificação como o efeito, ou seja, um dos resultados, da tradução que a criança faz sobre as mensagens enigmáticas transmitidas pelo adulto.

Palavras-chave : Identificação; Tradução; Teoria da Sedução Generalizada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License