SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42The identification that effect of the translation process of original seductionImportance of psychoeducation in addiction groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SAYAGO, Cristina Beatriz et al. Fatores protetivos e de risco para o uso de crack e danos decorrentes de sua utilização: revisão de literatura. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 164-174. ISSN 1413-0394.

Introdução: Este estudo objetivou revisar pesquisas que relatam danos decorrentes do uso de crack e possíveis fatores protetivos ou de risco para o uso. Método: Foram realizadas buscas no PsycInfo, PubMed e LILACS. Os descritores utilizados foram: (Crack Cocaine) AND (Street Drugs OR Population Characteristics OR Epidemiology). Resultados: A facilidade de acesso do crack, uso frequente de cocaína injetável, cristais de metanfetamina, envolvimento em comércio sexual e variedade de drogas utilizadas nos últimos seis meses foram considerados fatores de risco para o uso. Não usuários de crack percebem o condicionamento vicário, informações fornecidas pela família e o medo de morrer como fatores protetivos para o uso da droga. O uso de crack pode causar danos físicos, problemas psiquiátricos, neurocognitivos e prejuízos sociais. Conclusão: O uso de crack está associado a danos físicos, mentas e sociais. Fatores protetivos e de risco devem ser considerados na elaboração de políticas públicas de saúde.

Keywords : Cocaína crack; Danos sociais; Danos físicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License