SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Fatores protetivos e de risco para o uso de crack e danos decorrentes de sua utilização: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FARINA, Marianne; TERROSO, Lauren Bulcão; LOPES, Regina Maria Fernandes  e  ARGIMON, Irani I. de Lima. Importância da psicoeducação em grupos de dependentes químicos: relato de experiência. Aletheia [online]. 2013, n.42, pp. 175-185. ISSN 1413-0394.

O uso de substâncias psicoativas é um grave problema de saúde pública. A terapia cognitivo-comportamental apresenta diversas formas de tratamento para a dependência química, utilizando-se de diversas técnicas, sendo a psicoeducação uma intervenção técnica valiosa nessa área. Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento acerca de aspectos relevantes que ocorreram ao longo de sessões de psicoeducação em uma comunidade terapêutica. A partir dos relatórios feitos a cada sessão foram verificados os aspectos mais importantes para serem descritos neste estudo. Pode- se verificar que a experiência foi extremamente rica para os pacientes. Através do entendimento da doença, bem como esclarecimento de dúvidas, os pacientes se sentiam melhor compreendidos o que possibilitava uma maior consciência, motivação e esperança para a realização de um tratamento eficaz e com maior chance de sucesso. Salienta-se a importância da psicoeducação em grupo como técnica para engajar os pacientes no tratamento bem como ampliar o sentimento de mútua ajuda entre eles.

Palavras-chave : Dependência química; Grupos terapêuticos; Psicoeducação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License