SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44Motivos da busca de atendimento psicológico em uma clínica escola da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS: pesquisa documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

DOTTA, Leanete Thomas; MARTA, Margarida; SOARES, Rosa Ester Tártato  e  MATIZ, Luciana. O papel das crianças e dos jovens na constituição das identidades profissionais de educadores/professores/formadores de professores. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 9-23. ISSN 1413-0394.

As transformações da sociedade têm afetado, direta e indiretamente, a escola, atribuindo-lhe um caráter complexo e, por consequência, promotor de reconfigurações identitárias. Este artigo propõe-se a analisar o papel das crianças e jovens na re(constituição) das identidades profissionais de educadores, professores e formadores de professores. Foram utilizados dados e análises de cinco investigações realizadas pelas autoras. A noção de identidade profissional (Dubar, 1997; Lopes, 2007), o conceito de socialização (Berger & Luckmann, 1996) e o conceito de saberes profissionais (Tardif, 2002) fundamentaram o estudo. Os resultados indicam que: as crianças e jovens são o outro significativo central na (re)constituição identitária; as relações de proximidade, afeto e reconhecimento do saber são a base da (re)construção das identidades; os saberes profissionais são (re)configurados a partir das relações estabelecidas entre educadores/professores/formadores de professores e crianças/alunos/estudantes, devolvendo sentido maior ou menor, consoante o nível de ensino.

Palavras-chave : Identidades profissionais; Educadores/professores/formadores de professores; Crianças e jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License