SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43-44O papel das crianças e dos jovens na constituição das identidades profissionais de educadores/professores/formadores de professoresFamília e monoparentalidade feminina sob a ótica de mulheres chefes de família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Fernanda Pasquoto de; SANTOS, Débora de Freitas Gonçalves  e  VIVIAN, Aline Groff. Motivos da busca de atendimento psicológico em uma clínica escola da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS: pesquisa documental. Aletheia [online]. 2014, n.43-44, pp. 24-36. ISSN 1413-0394.

O presente estudo busca a identificação dos principais motivos de busca dos pacientes que procuram atendimento psicológico em uma Clínica Escola da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Utilizou-se uma metodologia levantamento retrospectivo documental, de consulta às fichas de triagens realizadas na Clínica Escola no o período de janeiro de 2008 até dezembro de 2012. A amostra do presente estudo foi composta pela análise de 229 prontuários de pacientes adultos que passaram pelo serviço-escola, incluindo os atendimentos não finalizados até o momento da realização da pesquisa. Constatou-se que a maior parte dos atendimentos realizados na clínica-escola foi do sexo feminino (79,9%), com uma faixa etária que variou entre 30 e 39 anos (26,3%) com Ensino Médio Completo (37,6%). Entre os principais motivos de busca por atendimento psicológico constamos que as queixas referentes aos Transtornos de Humor prevalecem com 47,7%, seguida por 26,8% possuíam transtornos relativos à ansiedade e 15,5% buscaram atendimento por queixas relacionadas a problemas psicossociais e ambientais.

Palavras-chave : Motivos de busca; Clínica-escola; Atendimento psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License